quarta-feira, 18 de maio de 2016

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENDEMIAS DE ANGICOS ADEREM À PARALISAÇÃO NACIONAL

Na cidade o “dia D” foi marcado por uma mobilização em frente em frente ao Terminal Rodoviário, a Prefeitura Municipal e a Praça Jota da Penha, no Centro. O movimento paredista foi seguido de discursos defendendo a pauta de reivindicações, onde participaram tanto trabalhadores, quanto autoridades, lideranças políticas e sindicais.


Durante o percurso, os agentes comunitários protestaram contra as portaria nº 959 e 958/2016 do Ministério da Saúde que preveem tanto a extinção do concurso público para esta função como a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem. Além disso, a categoria protesta pela ausência de reajuste salarial.


A categoria dos agentes comunitários pede o pagamento do piso salarial nacional, instituído na lei 12.994 do Governo Federal. Os profissionais também cobram o repasse de recursos aos trabalhadores, através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que visa incentivar gestores e equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde.
Fonte: Blog Angicos Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário