quarta-feira, 7 de abril de 2021

COVID-19: Secretaria de Saúde do RN vai fazer teste sorológico em servidores estaduais e municipais da Educação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai fazer testagem sorológica em todos os servidores públicos da área da educação, sejam estaduais ou municipais. Estão inclusos nesta testagem também cargos comissionados, terceirizados e estagiários que estarão retornando as atividades presenciais. A pasta também informou que vai realizar teste RT-PCR para o público-alvo sintomático.

A testagem vai começar na quinta-feira (8) e segue até o dia 30 de abril para os servidores da Região Metropolitana e regionais de João Câmara e São José de Mipibu. Após esse período, será estendida os demais servidores, contemplando os 167 municípios do RN. Cada município terá a responsabilidade de testar trabalhadores residentes no próprio território.

Os testes devem ser realizados nos trabalhadores que retornarão às atividades presenciais, de acordo com a disponibilidade nos seguintes casos:

  • Trabalhadores que apresentaram sintomas de síndrome gripal nos últimos 6 meses, estão assintomáticos há pelo menos 14 dias e que não realizaram nenhum exame diagnóstico (RT-PCR, teste rápido e sorologia);
  • Trabalhadores que apresentaram sintomas de síndrome gripal nos últimos 6 meses, estão assintomáticos há pelo menos 14 dias, realizaram exame diagnóstico (RT-PCR, teste rápido e sorologia) com resultado negativo;
  • Trabalhadores assintomáticos que não possuam previamente resultado positivo para detecção do vírus SARS-COV-2 através da técnica RT-PCR, teste rápido ou sorologia.

A sorologia visa detectar a presença de anticorpos contra o coronavírus, objetivando a determinação qualitativa de anticorpos de IGM e IGG para a Covid-19, sendo a Imunoglobulina M mais associada à exposição recente ao vírus e a Imunoglobulina G à exposição mais tardia. É necessário, portanto, que o trabalhador esteja assintomático no momento da coleta da sorologia e que o exame seja colhido após o 14º dia do início dos sintomas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário