terça-feira, 1 de dezembro de 2015

VOLTANDO AS ORIGENS? CORTES INVIABILIZAM USO DE URNAS ELETRÔNICAS EM 2016

Tribunais superiores divulgaram portaria conjunta na qual afirmam que com o contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral as eleições municipais de 2016 deverão ser realizadas manualmente em diversos municípios brasileiros. A informação de que o bloqueio de gastos previstos no Orçamento impedirá eleições eletrônicas no ano que vem foi publicada no Diário Oficial da União. O corte no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de R$ 428,9 milhões.













De acordo com o TSE, a compra de 100 mil novos equipamentos está comprometida - entre urnas que precisam ser substituídas por terem mais de dez anos de uso e outras que precisariam ser adquiridas por causa do aumento do número de eleitores. As urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez em 1996. A partir das eleições de 2000 todo o eleitorado nacional passou a votar eletronicamente. 

“O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”, afirma a uma portaria conjunta assinada pelos presidentes dos Supremo Tribunal Federal, TSE, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e seus respectivos conselhos.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário