sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CAERN AMPLIA RODÍZIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA


A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com 23,6% de sua capacidade instalada, tem água suficiente para atravessar mais um ano de seca, segundo especialistas. Mas chegar ao ano de 2017 requer medidas de restrição do uso dessa água apenas para abastecimento humano, à medida que haja a confirmação sobre estiagem no próximo ano.

João Abner, geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), defende que a água seja levada ao Canal do Pataxó, no município de Itajá, e a partir daí ocorra a captação às demandas dos municípios em colapso. “Se, de fato, a previsão de poucas chuvas for confirmada no final deste ano e início do próximo, certamente que as autoridades irão cessar o fornecimento de água para agropecuária. Nosso problema, no Rio Grande do Norte, não é ausência de água. Nós temos, mas agora é o momento de viabilizarmos infra-estrutura para distribuição. Isso vem sendo trabalhado.

Todos os municípios fazem captação de água no rio. O novo ritmo de abastecimento será adotado a partir desta quarta-feira (28). O novo rodízio será realizado no sistema de 72h por 72h, distribuindo primeiro para a captação e tratamento em Jardim de Piranhas, dos dias 28 a 30 de outubro, e de 31 de outubro a 2 de novembro, para Caicó e Timbaúba dos Batistas, pela adutora Manoel Torres, assim revezando sucessivamente.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário